terça-feira, 8 de setembro de 2015

DESTAQUE FEMININO NO MERCADO DE TRABALHO _ CBN RECIFE

CONVIDADA: Marilucy Ferreira é Mestra em Ciência da Informação e Pesquisadora da Kurier Tecnologia (pronuncia-se Kurriê)

 
ENTREVISTA DADA DIA 29 DE AGOSTO

1- CBN: Bom dia, Marilucy! Hoje iremos falar sobre o destaque feminino no mercado de trabalho, é isso mesmo?

Marilucy: Bom dia, Mário! Bom dia, ouvintes CBN RECIFE! Sim, iremos falar sobre mulheres em destaque no mercado de trabalho, tendo em vista que, mais que atuar no mercado, as mulheres estão, cada vez mais, ganhando espaço em altos cargos, cargos de chefia e mesmo como empreendedoras, donas de seu próprio negócio.

 2- CBN: Já podemos afirmar que existe um protagonismo das mulheres nos cargos de chefia no mercado de trabalho?

Marilucy: Em alguns setores da sociedade esse protagonismo existe e, é bastante visível. São mulheres na presidência, na direção de instituições públicas, privadas, e etc.

Porém Mário, observando dados do IBGE, é possível notar que ainda existe muita diferença de salários, por exemplo: na área de Negócios, Ciências Sociais e Direito, o salário das mulheres corresponde a apenas 66,3% do salário dos homens.

Como bem sabemos, o nível de instrução tem uma relação direta com o salário que recebemos, sendo assim acredita-se que esse quadro de discrepância nos salários entre homens e mulheres tende a mudar, até porque as mulheres são maioria no ensino superior e costumam completar o curso com maior frequência do que os homens. Com isto, tendem a consolidar ainda mais a sua participação nas funções de chefia.

 3 – CBN: Você citou a maior participação da mulher no ensino superior, quais as qualidades comportamentais que podem surgir como fator determinante para o sucesso feminino nos quadros de chefia?

Marilucy: Segundo Joyce Baena, sócia-fundadora da agência La Gracia, a mulher chefia como uma mãe e o homem como um pai, ou seja, a mulher é mais suave na maneira de lidar com o outro, enquanto que o homem tem uma postura mais pontual, o que, muitas vezes reflete uma visão mais firme que corrige, enquanto que a mulher busca os contextos que circundam os fatos, o que motivou uma determinada atitude por parte do colaborador, e, isso, por si só, já suaviza a situação, o entendimento.

Particularmente, eu acredito que esse não é um padrão de comportamento dos gêneros, isso tem a ver muito mais com a pessoa e sua formação enquanto indivíduo. Pessoalmente, eu já lidei com gente de todos estes estereótipos e acredito que o diferencial está naquilo que você pode agregar enquanto pessoa, e não no seu gênero.

4 - CBN: Segundo os números, as mulheres estão no mesmo patamar de cargos de chefia do que os homens?

Marilucy: Segundo dados da consultoria Grant Thornton, que foram publicados pela revista Valor, "no mundo, as mulheres ocupam 24% dos cargos de liderança, que incluem presidentes, vice-presidentes e diretorias." No caso do Brasil, a mulheres ocupam 23% da alta gestão. O número parece pequeno, mas é bastante significativo, tendo em vista que o gênero feminino ao longo da História teve que lutar por direitos como estudar e trabalhar e não apenas estar atuando nas tarefas do lar.

5  CBN: Você tem alguma dica para inspirar as mulheres que desejam buscar um crescimento no mercado de trabalho?

Marilucy: Uma dica para quem está estudando e pretende um dia empreender, pode buscar a história da Isabel Pesce, a Bel Pesce, conhecida como a menina do Vale. Ela estudou no MIT, e começou seu próprio negócio no Brasil. Tem 2 livros, que contam sobre a experiência, ambos gratuitos para download, e, inclusive, está em um quadro chamado Caderninho da Bel na CBN, quem quiser pode acessar as matérias também pelo youtube. Inclusive, na pesquisa de líderes mais influentes da Cia de Talentos realizada com mais de 67 mil jovens brasileiros, ela foi a única mulher a aparecer no Top 10 de líderes globais mais admirados.

 
CBN: Marilucy, obrigado pelas suas informações, tenha um bom dia!

Marilucy: Eu que agradeço! Excelente final de semana a todos!

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olás!  Como estão?!  😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊 Eu estava navegando pelo mundo sem fronteiras e... Pumbaaaa!!!!,  achei uma coisa ...