quinta-feira, 9 de julho de 2015

Geração Y e o Ambiente Profissional - Entrevista - Rádio CBN Recife

CONVIDADA: Marilucy Ferreira é Mestra em Ciência da Informação e Pesquisadora da Kurier Tecnologia

1- CBN: Bom dia, Marilucy! Hoje iremos falar sobre a Geração Y e ambiente profissional. O que é a Geração Y? Como ela se apresenta no mercado? O que a tecnologia representa para esta geração no quesito profissional?            
Marilucy - Bom dia, Ravi! Bom dia, ouvintes CBN RECIFE! Esta Geração Y, é uma geração formada por pessoas nascidas entre o início das décadas de 80 e meados da década de 90, com ampla adesão e aceitação, principalmente, ao mercado de trabalho do setor de Tecnologia de Informação como, por exemplo, analista de sistemas,  cientista de dados e editor de mídias sociais, conforme listagem recente do site norte-americano de carreiras CareerCastTrata-se, portanto, de uma geração que teve, muito cedo, contato com as tecnologias, o que a fez incorporar uma atitude multitarefa em tudo que faz, pois, trata-se de uma geração que consegue trabalhar sem se desconectar das mídias e redes sociais, seja ouvindo música, atualizando-se em canais de notícias, ou mesmo interagindo com amigos pelas redes sociais.

2- CBN: Executar mais de uma atividade pode gerar a dispersão e também a falta de atenção do profissional, como a Geração Y lida em uma situação como esta?
Marilucy – Pode acontecer dispersão, sim, mas pode também não haver dispersão. Sim, se ele não tiver o senso de responsabilidade e comprometimento, bem como o entendimento de que, no ambiente de trabalho, a prioridade deve ser atender as demandas profissionais, ou seja, realizar sua rotina de trabalho.  E Não, pois fato de terem, desde crianças o contato com as tecnologias, eles aprendem a lidar com a s atividades do trabalho sem que tenha que se desligar do universo social virtual. Isso é uma habilidade adquirida de forma natural. Eu que atuo em uma empresa do que faz parte do Porto Digital, verifico uma geração que não abre mão desse contato “full time” com as tecnologias, porém, visualizo também que eles estão conscientes de suas tarefas e que elas precisam ser cumpridas dentro dos prazos estabelecidos.

3- CBN: Mas será também possível estar no trabalho, nos setores de TI, sem utilizar nenhuma comunicação com o mundo lá fora?
Marilucy - Realizar tarefas diárias no ambiente de trabalho de TI sem ter acesso a redes sociais, aplicativos e comunicação via email é inimaginável hoje, tendo em vista a forte influência (e necessidade, em muitos processos) da comunicação em tempo real entre as pessoas, principalmente as mais jovens.
Entre as atividades mais realizadas na internet entre os internautas da geração Y, se destacam o uso do e-mail, prática de 94% do grupo, e a escuta de música, hábito de 88%. No entanto, eles também acessam a internet para ler notícias, fazer compras online e buscar rotas geográficas, conforme destaca TG.net, do IBOPE Media, em 2013.
Assim, os profissionais mais jovens, que trazem para o ambiente de trabalho essa forma de lidar, ao mesmo tempo, com as atividades do trabalho, sem deixar de se comunicar em rede com várias pessoas do seu convívio fora do ambiente de trabalho, ilustra a chamada Geração Y e também nos mostra um lado flexível para agir no mercado tendo um propósito, e também a vontade de empreender com ideias novas, querendo opinar e pensando fora da caixa.

CBN: Marilucy, obrigado pelas suas informações, tenha um bom dia!
MF: Eu que agradeço! Quem quiser saber mais sobre esse assunto ou acessar essa entrevista, é só entrar no Blog da Orbe Consultoria: www.orbeplan.com.br. Excelente final de semana a todos!
Data da entrevista: dia 04 de julho.
fonte: http://www.orbeplan.com.br/#!blogger-feed/c1ol














Fonte: http://www.orbeplan.com.br/#!blogger-feed/c1ol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olás!  Como estão?!  😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊 Eu estava navegando pelo mundo sem fronteiras e... Pumbaaaa!!!!,  achei uma coisa ...