segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

OSMAN LINS - o homem de olhos azuis, o prosador matemático

Essa biografia comprei na bienal de 2005, Olinda - PE. Regina Me encontrou no orkut, muito simpática.

Osman Lins: Uma Biografia literária


Biografia literária sobre a vida e obra do escritor e “prosador matemático” Osman Lins, ressaltando como sua obra foi influenciada por determinados aspectos de sua vida. O objetivo da biografia é esclarecer como se deu a criação de suas obras considerando as fases pessoais de Osman.


A biógrafa utilizou entrevistas públicas do escritor, artigos escritos por ele, uma parcela de sua correspondência, documentação de seu arquivo particular, contatos pessoais com sua esposa e depoimentos de alguns de seus amigos e ex-alunos.


Inicia-se aludindo a um prefácio explicativo, ou seja, a autora, Regina Igel, fala sobre a configuração estrutural do livro. Em seguida, apresenta uma cronologia “essencial”.


Depois, divide-se em duas partes. A primeira, se volta para a história de vida de Osman e sua correlação com a obra do escritor. Apresenta-se dividida em quatro capítulos, sendo o primeiro um relato de seus primeiros dezesseis anos de vida, marcados pela ausência da mãe, que faleceu dias após o parto. Nessa época também tem destaque a dedicação e carinho de sua avó, “Mãe Noca”, e tia paterna, Laura, que exerceram papel de mães em sua vida e a influência masculina representada por seu tio Antônio Figueiredo. Seu relacionamento com os membros da família se tornaram a base de sua ficção. Em inúmeras ocasiões, Osman transforma seus parentes em personagens de suas obras, mantendo suas características reais.


O segundo capítulo se refere à sua mudança para o Recife, época em que deu início a sua carreira literária.


 O terceiro e quarto capítulos contêm informações sobre os primeiros dez anos ( marcados pela intensa inquietude profissional, abertura mental, criatividade e reconhecimento de suas verdades interiores, manifestas em artigos, ensaios jornalísticos,conferências e entrevistas à imprensa) e os últimos seis anos que passou em São Paulo.
A segunda parte enfoca o estudo crítico do livro Avalovara e dos seguintes ensaios e crônicas: Marinheiro de primeira viagem; La paz existe?; Guerra sem testemunhas; Lima Barreto e o espaço romanesco; Do ideal e da glória e Evangelho na Taba.

IGEL, Regina. Osman Lins: Uma biografia literária. São Paulo: T.A. Queiroz; [Brasília, DF]: INL, 1988.



Um comentário:

  1. Só agora vi este 'site'! Muto obrigada pelo 'simpática' em referência 'a minha pessoa... Como vai você, o que tem feito em literatura? Aqui deixo meu e-mail: ri@umd.edu
    Um grande abraço! Regina Igel (25 setembro, 2015)

    ResponderExcluir

Olás!  Como estão?!  😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊 Eu estava navegando pelo mundo sem fronteiras e... Pumbaaaa!!!!,  achei uma coisa ...