domingo, 22 de novembro de 2015

Jedis do Mercado. Entrevista CBN Recife



TEMA: OS JEDIS DO MERCADO DE TRABALHO

CONVIDADA: Marilucy Ferreira é Mestra em Ciência da Informação e Professora da Fundação Joaquim Nabuco

 

1- CBN: Bom dia, Marilucy! Hoje iremos falar sobre  os Jedis do mercado de trabalho, é isso mesmo?

Marilucy: Bom dia, Ravi! Bom dia, ouvintes CBN RECIFE! Sim, iremos falar sobre  os Jedis do mercado de trabalho. Estamos próximos do sétimo filme inspirado por George Lucas, de uma série que encantou e ainda encanta gerações. E há uma lição importante do filme Star Wars que podemos trazer para nossa atuação profissional.

 

2- CBN: Você poderia nos explicar o que é ser um Jedi e qual é a relação disto com o mercado de trabalho?

Marilucy: Bem, no contexto da história de Star Wars, um Jedi era um membro da Ordem Jedi, que estudava, servia e usava a energia da Força para o bem de todos.  De acordo com o consultor Artur Tacla, em uma artigo deste ano da Revista Exame, “O personagem Luke Skywalker, que é um Jedi,  é cada um de nós Carrega talentos incríveis mas precisa verdadeiramente educar seu potencial”. Isso significa dizer que nosso potencial Jedi é algo que sempre pode ser melhorado e usado para o bem coletivo.

Trazendo isso para o mundo do trabalho, quem está nos ouvindo pode ter ou conhecer pessoas com estas características, que usam sua energia para, de forma ética, reconhecer, elogiar, desenvolver e promover oportunidades para o profissional expandir suas competências e aprimorar suas habilidades.

O Jedi do mercado é um profissional que não compete, porque ele não precisa disso, ele reconhece no outro todas as suas capacidades e pode agregar  valor ao mesmo, apenas atuando com uma cumplicidade saudável.

 

3 – CBN: Qual é o fundamento da filosofia Jedi?

Marilucy: Conforme encontramos no site do Portal Educação, dos pontos importantes do código Jedi, podemos destacar aqui dois: Não há ignorância, há conhecimento; não há emoção, há paz.

A filosofia Jedi se sedimenta na busca pela paz e pela justiça. Ou seja, enquanto não houver estes dois estados, os Jedis vão estar lutando, porque sua crença vai ao encontro do equilíbrio difundido pela cultura oriental como as forças Yin e Yang, O lado sombrio e o lado luminoso da Força. Sendo que, a Força, dentro do enredo de Star Wars se fundamenta no nosso poder interior de externarmos nosso melhor ou nosso lado mais nebuloso. Assim, podemos perceber, caros ouvintes, que isso tangencia o livre arbítrio, em que podemos sempre escolher agir ética e respeitosamente com o outro, deixando, dessa maneira, nosso lado luminoso se sobressair.

 

4 - CBN: Temos exemplos para ilustrar para os nossos ouvintes profissionais com perfil Jedi, Marilucy?

Marilucy: Temos sim, Ravi! Pessoas voluntárias. Empresas com projetos sociais. Famosos como os atores Angelina Jolie e Brad Pitty, que usam o dinheiro da fama para ajudar outras pessoas. As crianças que limpam suas mesas, após merendarem, no Japão. Os profissionais de Coaching e Desenvolvimento Pessoal. A pessoa que socorre outra que sofre um acidente no trânsito. Os gestores que ouvem e buscam resolver conflitos no ambiente de trabalho. A dona de casa que está preparando o almoço das crianças. A pessoa que ajuda um idoso a descer do ônibus. A pessoa que leva o lixo consigo para não sujar a rua. O colega que honra seu parceiro de trabalho em sua ausência.  A pessoa que doa sangue, para desconhecidos. O líder que, não condena ou cobra, mas que estabelece metas e acompanha a evolução das atividades do profissional.

Enfim, são muitas as possibilidades de “ações Jedi”. São muitos Jedis no mundo, mas há muitos usando o lado sombrio da Força, ou seja, usando seu poder para gerar conflitos, separações, guerras, mortes. O mundo precisa do lado luminoso da Força!  Que a força luminosa esteja conosco sempre!

 

CBN: Marilucy, obrigado pelas suas informações, tenha um bom dia!

Marilucy: Eu que agradeço! Excelente final de semana a todos!

 

Olás!  Como estão?!  😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊 Eu estava navegando pelo mundo sem fronteiras e... Pumbaaaa!!!!,  achei uma coisa ...