quarta-feira, 1 de junho de 2011

A SOCIEDADE NO HOMEM

Aqui chegamos com um resumo  de mais um capítulo do livro PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS.

BERGER, Peter L. A perspectiva sociológica – a sociedade no homem. In: ___. Perspectivas sociológicas : uma visão humanística . 21. ed. -. Petrópolis: Vozes, 2000. 202 p. ISBN 8532605079 : (broch.). P. 106-136.

O preconceito é uma característica que convence o indivíduo a ser o que ele poderia não ser: “um menino tido como bobo, tornar-se bobo”. Um ator, cujos pais tenham uma sólida e renomada carreira, sofre com a pressão social que pede, ou o obriga a ser tão bom quantos seus pais. Em uma única atitude infeliz, todas as anteriores, embora tenham sido lícitas, logo são esquecidas,  o passado mudou, está enterrado pela má ação praticada no presente, “As outras identidades são esquecidas enquanto durar essa cena”. Nos colorimos seguindo a cor sugerida pelo controle social. “Uma pessoa tem de mudar de rosto como muda de roupa”. As estruturas sociais selecionam pessoas para seu funcionamento.
 A segunda investigação diz respeito a sociologia do conhecimento. O sociólogo, não se convence quando a razão de um evento antes de conhecer o contexto ao qual este ocorreu. Cada qual tem um mundo diferente, sua própria razão. A teoria do conhecimento tem origem européia, termo usado por Max Sheler. Assim como os homens, as idéias têm localização social. A teoria do grupo de referência, oriundo da sociologia americana, surgido nos anos 40 do século xx, O grupo de referência seria aquele que representa a “coletividade cujas opiniões, convicções e rumos de ações são decisivos para a formação de nossas próprias opiniões, convicções e rumos de ação”. Ele subsidia um ponto de vista social. O vestuário e o comportamento são indicadores de qual grupo certo indivíduo toma como referente. A criança “internaliza” o que será no futuro. Berger inseri questões que nos levam a desconstruir a frase russeauniana, o homem não nasce livre, e as correntes são fortalecidas por ele mesmo. Berger insere que a figura do controle social parece colocar o indivíduo e a sociedade em posições antagônicas. Apesar disso, as pessoas querem repetir os outros, ser segundo as expectativas sociais. O autor examina três áreas de investigação e interpretação - a teoria do papel; a sociologia do conhecimento e a teoria do grupo de referência.
 De natureza americana, a primeira investigação, a teoria do papel, delineia-se sob o escopo da situação, a qual o autor pontua que a atuação, segundo às normas, existe porque há uma maioria sincronizada neste ponto convergente. Ou seja, pensam parecidamente. “A sociedade proporciona o script para todos os personagens”. As profissões ilustram esse cenário, umas aparentam mais status que outras; outras requerem certas formalidades; postura; comedimento nas atitudes. As ações também dão veemência às cenas, ajoelhar-se por exemplo. A personalidade também é atributo da sociedade. As brincadeiras infantis registram o ensaio do papel a ser concretizado pela criança quando esta se tornar adulta.

Olás!  Como estão?!  😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊 Eu estava navegando pelo mundo sem fronteiras e... Pumbaaaa!!!!,  achei uma coisa ...